Síndrome do Túnel do Carpo e AR

Síndrome do Túnel do Carpo e AR

A síndrome do túnel do carpo (STC) é uma condição decorrente da compressão do nervo mediano localizado numa espécie de túnel na região do punho, onde também estão os tendões flexores dos dedos.

É mais comum em mulheres, principalmente obesa. Sua principal causa se dá por movimentos repetitivos, porém também pode ocorrer por traumas e na artrite reumatoide por conta da inflamação.

O principal sintoma é a parestesia, sensação de formigamento ou dormência nos dedos polegar,indicador, médio e na metade externa do anelar, que piora à noite ou com movimentos repetidos de flexão do punho. Para diagnosticar o quadro são feitos testes clínicos e um exame chamado eletroneuromiografia (ENMG).

O tratamento leva em conta o grau de comprometimento. Em casos leves, fisioterapia, o uso de uma órtese de posicionamento /imobilização, gelo e antiinflamatório podem trazer bons resultados. Nos casos moderados pode-se também injetar corticoide no local. Nos casos mais graves, em que não há melhora com o tratamento clínico, a cirurgia pode ser indicada. O procedimento visa a descompressão do túnel e liberação do nervo, porém somente o médico pode indicar o melhor tratamento para cada indivíduo. Nunca se automedique!