Prevenção de Quedas na AR.

Prevenção de Quedas na AR.

A queda é um evento que pode ocorrer em qualquer idade, porém sua probabilidade aumenta com o avançar da idade e em pacientes com osteoporose e AR.

Existem vários fatores de risco para que as quedas aconteçam e eles podem ser divididos em internos e externos.

Os fatores de risco externos são relacionados ao ambiente tais como ruas esburacadas, pisos escorregadios, comportamentos arriscados como uso de calçados inadequados esubir em banquinhos.Já os fatores de risco internos são: diminuição da visão, alteração nos pés, doenças crônicas como osteoporose e artrite reumatoide, sedentarismo, fraqueza muscular, dor, uso incorreto de medicamentos, tontura, vertigem e distúrbios psiquiátricos.

todos os meus pacientes recebem uma cartilha para prevenção de quedas com orientações comportamentais e mudanças ambientais que podem tanto prevenir a ocorrência de quedas quanto suas graves consequências como uma fratura, por exemplo.

Veja abaixo algumas dicas:

·         Mantenha-se ativo, faça exercícios que promovam a independência, aumentam a força muscular e o equilíbrio (caminhada, alongamento, dança, tai chi, etc.).

·         Sente-se para vestir calças e sapatos. Prefira calçados confortáveis, com solado antiderrapante, de salto baixo e que não saem do pé como chinelos. Cuide dos seus pés.

·         Tome medicamentos com prescrição médica e nos horários corretos.

·         Retire tapetes, mantenha escadas e áreas de circulação bem iluminadas e livre de móveis, fios e outros objetos.

·         Evite subir em banquinhos para pegar objetos.Na escada utilize sempre o corrimão.

·         Caso seja necessário, utilize uma bengala.

·         Cuide de sua visão. Consulte um oftalmologista.

·         Com esses cuidados você se cuida e evita as quedas.